terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vitória da luta antimanicomial em processo judicial

O ex-conselheiro e ex-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Marcus Vinícius de Oliveira obteve ganho de causa no processo movido pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) no qual era acusado de estar “sistematicamente difamando e caluniando os hospitais psiquiátricos brasileiros, seus dirigentes e demais profissionais, através de publicações oficiais do Conselho Federal de Psicologia, artigos publicados em revistas e em entrevistas atribuindo a todos, entre outras mazelas que o hospital psiquiátrico é uma instituição sinistra onde ocorreriam torturas e assassinatos”.
O processo, que tramitava desde 2002, foi iniciado pouco após a publicação do livro “A Instituição Sinistra” organizado por Oliveira que, à época, era vice-presidente do CFP.
Oliveira afirma que esta foi uma vitória importante sobre a tentativa de impedir a liberdade de expressão da militância antimanicomial. “Entendo que essa vitória é de toda a militância antimanicomial que teve assim reafirmado o horizonte ético que nos motiva”, disse.
Para o CFP essa é uma conquista importante no contexto atual de criminalização dos movimentos sociais em que as disputas são levadas à justiça com intuito de calar as vozes que questionam práticas da nossa sociedade.
por: POL
Veja aqui a decisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário